Pages

Subscribe Twitter

16 de dezembro de 2009

2ª edição da revista Foto Grafia lança edital

 Estão abertos os editais para publicação na revista Foto Grafia nº 2. O lançamento da primeira edição da revista “Foto Grafia” aconteceu no dia 3 de dezembro de 2009, na Livraria Catarinense de Balneário Camboriú. Além dos ensaios fotográficos produzidos pelos alunos da primeira turma de pós-graduação em Fotografia da Univali, a revista também apresenta artigos científicos elaborados por profissionais da área.
A segunda edição da revista, prevista para março de 2010, segue uma nova linha editorial e contará com a colaboração do público através de editais que serão disponibilizados no site.

14 de dezembro de 2009

3º Concurso Universitário de Fotografia Sony - Fotografe


 Para revelar novos talentos da fotografia brasileira, a Sony do Brasil e Fotografe Melhor se uniram para lançar o 3º Concurso Universitário de Fotografia. O tema é "Meu olhar sobre o Brasil". O concurso tem abrangência nacional e focado no público universitário. É aberto a fotógrafos amadores e profissionais, brasileiros ou estrangeiros, de todas as idades, desde que sejam estudantes universitários e comprovem esta condição. O regulamento e os detalhes das inscrições estão no site da editora da revista.

Os prêmios são bem bacanas. O 1º lugar receberá uma câmera DSLR Sony Alpha A330L com objetiva 18-55 mm e 75-300 mm, sapata FA-ST1AM, bolsa LCS-AMS-C30 e flash HVLF58AM, um certificado de participação e uma assinatura de Fotografe Melhor (ou outra revista da Editora Europa) pelo período de 1 ano. O 2º lugar leva uma câmera DSLR Sony Alpha A330L com objetiva 18-55 mm, sapata FA-T1AM,bolsa LCS-AMS-C30 e flash HVL-F42AM, um certificado de participação e uma assinatura de Fotografe Melhor (ou outra revista da Editora Europa) pelo período de 6 meses. E o 3º lugar uma câmera DSLR Sony Alpha  A230L com objetiva 18-55 mm, sapata FA-ST1AM e flash HVL-F42AM, um certificado de participação e uma assinatura de Fotografe Melhor (ou outra revista da Editora Europa) pelo período de 6 meses. Mais sete autores de fotos finalistas receberão certificados de Menção Honrosa.
Uma Comissão Julgadora será a responsável pela escolha das três melhores fotos e das sete Menções Honrosas. Farão parte da Comissão Julgadora, dois representantes da revista Fotografe Melhor, dois representantes da Sony do Brasil e três fotógrafos profissionais com experiência comprovada.

10 de dezembro de 2009

Temáticas fotográficas

A cada final de semestre novos trabalhos são propostos nas disciplinas de fotografia na Universidade de Santa Cruz do Sul. Na turma de Fotografia em Jornalismo I não foi diferente. Livres para escolherem os temas, os acadêmicos apresentaram desde dados com fotos de crianças até joguinhos de Memória. O professor Alexandre Borges, que ministra a disciplina, conta que os trabalhos ficaram muito bons, levando em consideração que este momento o primeiro encontro dos alunos com o mundo da fotografia.
A aluna Clarissa da Silveira Moura apresentou a temática Nativismo: uma outra perspectiva do ser gaúcho. Ela teve como objetivo mostrar através de imagens, a perspectiva, de ser gaúcho, adotada pelos nativistas em suas composições; acompanhar um festival de música nativista, tentando captar imagens que melhor identifiquem essa visão; quebrar paradigmas impostos pelos tradicionalistas sobre o que é ser gaúcho; e identificar através da fotografia, a influência dos países vizinhos, Uruguai e Argentina, em nossa cultura, usos e costumes.




Leo Munhoz e a Fotografia

O interesse de Leo Munhoz pela fotografia começou aos 13 anos de idade. Aos 15 ganhou sua primeira câmera, uma Nikon FM 10. Com o passar do tempo decidiu fazer um curso superior de fotografia. Na época, cursos do tipo só eram oferecidos em São Paulo. Para não se distanciar do sonho cursou Publicidade e Propaganda, na UNISC. No decorrer do curso fez fotos para amigos, participou de alguns projetos com o Professor Alexandre Davi Borges e foi freelancer do Jornal Zero Hora em Santa Cruz do Sul. Com o trabalho na Zero Hora publicou algumas fotos em outros meios como Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, no site G1, Intelog e na Revista Imprensa. Continuou com alguns projetos particulares e, hoje, aos 23 anos, trabalha na Agência Fotográfica Francisco Frantz.
As fotografias abaixo foram feitas durante uma viagem ao Chile.






3 de dezembro de 2009

Retratos da Vida em exposição

A 2ª edição do projeto Retratos da Vida está em exposição no saguão do bloco 3 da UNISC.
O Retratos a Vida acontece na Escola Municipal José Leopoldo Rauber e envolve 20 alunos de quarta e oitava séries. São aulas de fotografia ministradas pelo professor de Comunicação, Alexandre Borges. O objetivo é auxiliar os alunos a perceber e valorizar as suas realidades.
A ideia surgiu em 2008 com uma parceria entre a empresa Souza Cruz e a Universidade de Santa Cruz do Sul. As aulas acontecem uma vez por semana e intercalam teoria e prática. Os alunos utilizam câmeras analógicas e aprendem desde composição fotográfica até os processos de revelação. Após os encontros eles recebem tarefas para exercitar o que aprenderam. As tarefas consistem em fotografar a família, os amigos, a própria casa e o lazer.
A participação no projeto já revelou mudanças positivas no comportamento dos alunos. Além de aperfeiçoarem suas habilidade como fotógrafos, eles demonstraram maior sociabilidade, aumentaram a auto-estima e aprenderam a valorizar o lugar onde vivem.
As fotos do projeto ficam expostas na UNISC até o dia 15 de dezembro. E se depender da escola, dos alunos e dos professores muitas outras edições do projeto virão pela frente.